Em Marselha, as autoridades públicas estão buscando um equilíbrio entre o respeito ao meio ambiente e a recepção de visitantes.

O Parque Nacional dos Calanques, que celebra seu décimo aniversário este ano, está instalando temporariamente um sistema de reservas para acesso ao Calanque do Sugiton. Entre os dias 10 de julho e 21 de agosto, a permissão de visita será obrigatória. Os turistas terão que reservar gratuitamente sua visita no maximo 3 dias antes da data pretendida e até as 18 horas do dia anterior.

As reservaçoes poderao ser feitas pela internet ou por telefone. Cada cadastro podera incluir um máximo de 5 pessoas (crianças menores de 3 anos não estão incluídas) e cada pessoa pode fazer um máximo de 8 reservas durante o período de restrição.

As permissoes de acesso, entre 400 e 600 por dia, serão verificadas pelos guardas do parque e, em caso de não cumprimento, uma multa no 68 euros podera ser aplicada.

De acordo com o relatório mais recente, o Parque Nacional de Calanques recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano. Este excesso de visitação representa um perigo para a preservação do local ameaçado pela erosão.

De acordo com Didier Réault, presidente do parque. "Esta é uma primeira experiência na França que está sendo acompanhada de perto por outras areas de protecao ambiental. Após essa fase de implementaçao, faremos uma avaliação para ver se este sistema pode ser estendido a outros lugares.