É oficial: A usina de produçao de carvão Emile Huchet, na cidade francesa de Saint-Avold (Moselle), que foi desativada em 31 de março de 2022, deve voltar a funcionar.

Esta decisão visa assegurar o fornecimento de eletricidade à França durante o inverno.

O operador da usina, Gazel Energie, obteve permissão do governo frances para recrutar ex-funcionários. Para que a usina volte a pruduzir é necessário um mínimo de 70 funcionários.

Reunir esse numero não deve ser fácil, pois apenas dez ex-empregados estao disponíveis. Todos os outros, entre 70 e 80 pessoas, estão ou em processo de reorientaçao profissional, aposentadoria antecipada ou mesmo aposentadoria.
Assim, a Gazel Energie, que está autorizada a recontratar seus ex-empregados durante o periodo entre 1 de julho de 2022 e 31 de dezembro de 2023, poderá recorrer a "competências externas", de acordo com a decisão do governo.

A proximidade do inverno e a guerra na Ucrânia colocaram sistema de produção de eletricidade na França em risco de fornecimento.

Assim, o fechamento da usina, conforme planejado anteriormente, poderia ter sérias conseqüências.

O fechamento da usina a carvão estava prevista dentre do plano de transiçao énergética previsto pela Lei Climática de 2019, já que as usinas a carvão são quase 70 vezes mais emissoras de CO2 do que as usinas nucleares.Assim, a decisao de fechamento foi tomada com o objetivo de limitar as emissões poluentes.

Apesar das ambições ecológicas do governo em termos de transição energética, ele foi obrigado a autorizar a retomada da produção de carvão em Saint-Avold.

En consequencia, os objetivos ecológicos do governo francês foram colocados em risco diante da indisponibilidade da energia nuclear e do fechamento do fornecimento de gás russo no contexto do conflito ucraniano.

De acordo com o Ministério de Transição Ecológica, esta retomada é "temporária", limitada ao próximo inverno.
Este retrocesso na eliminação progressiva dos combustíveis fósseis não se limita à França. Isso também diz respeito aos países vizinhos, que também foram afetados pelas restrições ao gás da Rússia após o início da guerra contra a Ucrânia.

A Alemanha, Áustria e Holanda também anunciaram a reabertura ou o aumento do uso de usinas elétricas a carvão.

Apesar deste reinício, o Ministério de Transição da Energia diz que a decisão do Presidente da República, Emmanuel Macron, de fechar todas as usinas elétricas a carvão na França "permanece inalterada":

"Permaneceríamos, em qualquer caso, abaixo de 1% da eletricidade produzida pelo carvão", assegura o ministério, "e nenhum carvão russo seria utilizado", o que já está sujeito a um embargo que deveria ser plenamente aplicado a partir de 1 de agosto. Será publicado um decreto de consulta para organizar esta possibilidade de operação no próximo inverno". Incluirá "compensações ambientais" porque este reinício deve ser neutro para o meio ambiente, com o operador se comprometendo a "projetos de reflorestamento, por exemplo".