A filial francesa da Coca-Cola (Coca-Cola European Partners - CCEP) está reduzindo a produção de C02 em toda sua cadeia de produção. Em consonância com as metas do acordo de Paris, a empresa pretende diminuir as emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2030 e atingir zero emissão de carbono ate o 2040(em comparação com 2019). Os esforços visam limitar o aquecimento global em 1,5°C.


As medidas deverão ser implantadas em escala internacional, já que a empresa tem como visão garantir uma produção e fornecimento de produtos de maneira sustentável. Para garantir os avanços a empresa reconhece a necessidade de produzir dentro de um contexto durável, abordando questões como o aquecimento global e a urgência de proteção do meio ambiente.

De acordo com o CEO CCEP, Damian Gammell “desenvolvemos um ambicioso plano de redução das emissões de gases de efeito estufa que, com metas de redução de emissão de carbono alicerçadas cientificamente, apoiam a nossa ambição e acompanham o andamento das nossas ações".

O projeto visa a redução da emissão de CO2 nas cinco etapas de produção: embalagem, ingredientes, operações, transporte e refrigeração. Afim de atingir seus objetivos, a filial francesa se comprometeu a apoiar seus fornecedores a definirem metas próprias de redução além de incentivar o consumo de energias renováveis.


A empresa vai investir cerca de 250 milhões de euros na Europa Ocidental nos próximos três anos para fornecer apoio financeiro à descarbonização nas diferentes áreas de atividade. Dentre as medidas previstas para reduzir o impacto da produção no meio ambiente a empresa pretende reduzir a pegada carbono no processo de refrigeração, aumentar o uso de embalagens recicláveis e utilizar plástico 100% reciclável nas embalagens PET.

O compromisso assumido é tal que a Coca-Cola European Partners incluiu a meta de redução de Gases de Efeito de Estufa no Plano de Incentivos da sua equipa de gestão. Quinze por cento deste plano é atribuído em função do cumprimento do objetivo de redução das emissões nos próximos três anos.

Desde 2010 a Coca Cola francesa trabalha para reduzir as emissões de gás de efeito estufa ao longo de sua cadeia de produção e distribuição, o que já gerou uma redução de 30%.
Para se tornar uma empresa zero carbono até 2040, a Coca-Cola European Partners está investindo em projetos de eliminação e compensação dos níveis de CO2 presentes na atmosfera e em projetos de compensação. O foco é reduzir os níveis de emissão gás efeito estufa.