David Quammen, jornalista científico, publicou um livro em 2013 no qual anunciava o risco de uma epidemia iminente. Este livro foi escrito depois de David Quammen ter falado com muitos científicos.

O coronavírus poderia ser o resultado de nosso estilo de vida? Isso é o que os estudos sobre pandemias parecem mostrar.

Durante o século XX, vimos o desenvolvimento de cada vez mais doenças passando dos animais para os humanos: Ebola, gripe aviária, HIV.

O ponto de partida para a transmissão desses vírus de animais para humanos é a domesticação animal. Segundo os científicos, quanto mais tempo um animal estiver domesticado, mais aumentam as doenças infecciosas. A vaca é, portanto, a fonte de transmissão para os humanos de muitas infecções, como varíola, sarampo e caxumba.

Os humanos estão invadindo e se espalhando por territórios antes frequentados apenas por animais selvagens. Porém, o ser humano, ao invadir territórios antes reservados aos animais, está cada vez mais em contato com eles, o que facilita a transmissão de patógenos.

Muitas vezes, o vírus usará pontes para passar dos animais aos humanos. As pontes são frequentemente outros animais selvagens ou domésticos, falamos de espécies relé. Esses animais de retransmissāo entram em contato com animais portadores de patógenos e são consumidos pelo homem.

Ao desmatar florestas macivamente para a agricultura, ao instalar instalações agrícolas em lugares que não deveriam recebê-las, o homem está colocando animais de retransmissāo em contato com animais portadores de patógenos. Essa é a causa da multiplicação das epidemias.

Alem disso, o fato de que a disseminação de vírus é mais importante hoje é resultado da facilidade com que agora podemos nos mover através o mundo. Os vírus podem, portanto, se espalhar muito mais do que antes.