Em todo o mundo, dez novos reatores nucleares entraram em funcionamento em 2016 e mais dois no primeiro semestre de 2017, sendo que seis destes foram na China, a terceira maior potência nuclear do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a França. Levando em consideração que apenas quatro reatores foram desativados, a questão do destino dos resíduos radioativos é cada vez mais preocupante e ainda sem resposta.
Neste mês a Alemanha começou a busca pelo local definitivo para armazenar seu lixo radioativo. Ela pretende encontrar até 2031 um sítio arqueológico apropriado à construção de um depósito profundo que deve fornecer segurança por um milhão de anos. O maior desafio é convencer a população.
A Finlândia apresentou o primeiro depósito nuclear permanente de longo prazo do mundo com 400 metros de profundidade no leito granítico do litoral. A França planejava abrir em 2030 um depósito em Bure, no sul, mas o local apresenta vários problemas técnicos de segurança e resistência de ativistas. No Reino Unido os planos para um depósito definitivo foram cancelados após consultas ao público e autoridades científicas. Também em razão da oposição do público, a Austrália abandonou seus planos de um depósito internacional.
Enquanto os depósitos definitivos não são criados, os resíduos atômicos acumulados pelo mundo, há mais de seis décadas de energia nuclear, ficam esperando sobre o solo em instalações temporárias. O problema é que essas instalações nunca foram pensadas para acumular tanto lixo radioativo nem por tanto tempo.
Outra questão importante é se os dejetos atômicos devem ser armazenados secos ou em piscinas. Os dejetos devem ser resfriados em líquido, mas se este evapora, o lixo radioativo se aquece rapidamente resultando em incêndios. A França, o Reino Unido, a Coréia do Sul e os Estados Unidos continuam armazenando os resíduos atômicos em piscinas.
De acordo com os especialistas, o mais importante agora não é encontrar locais definitivos para o armazenamento, mas assegurar que os temporários sejam seguros e permaneçam assim até que os definitivos existam.